Notícias

Atitudes simples ao visitar um paciente ajudam a prevenir infecções

11/03/2020 13:56:28


A segurança de um paciente é fundamental para a recuperação da sua saúde. Além dos protocolos internos de segurança e dos cuidados adotados pelos profissionais, os visitantes precisam seguir algumas medidas simples para contribuir nesse cuidado. São atitudes pequenas, mas que reduzem significativamente as chances de transmissão de germes e infecções no ambiente hospitalar.

Segundo o infectologista do Hospital Pilar, Eduardo Ditzel (CMR-PR 22822 / RQE 21944), a principal forma de prevenção é a higienização das mãos com sabonete líquido e álcool gel antes e após fazer a visita. “O álcool gel é um antisséptico potente, com ação bactericida, fungicida e virucida que elimina os contaminantes da pele, responsáveis pela maior parte das infecções transmitidas no hospital”, orienta.

Outras recomendações são não deitar no leito do paciente e nem colocar pertences sobre a cama, já que as roupas podem trazer partículas contaminadas pelo ambiente externo. Além disso, caso o visitante esteja doente, é melhor evitar ir a um ambiente hospitalar. “É importante ainda seguir as dicas referentes ao uso de máscaras ou aventais no caso dos pacientes que necessitam de maior precaução”, destaca o infectologista.

Muitos pensam ao fazer uma visita em levar alimentos e flores, porém, esses itens podem trazer complicações ao quadro clínico. “Não permitimos a entrada de alimentos, já que os pacientes recebem dietas adequadas de acordo com a prescrição médica. As flores também são prejudiciais, pois podem trazer insetos, fungos e, eventualmente, causar alergias”, completa Ditzel.

Confira algumas atitudes importantes para garantir a segurança do paciente:


 

voltar