Notícias

Tecnologia a favor do paciente

12/02/2020 15:02:49

O desenvolvimento tecnológico é importante ferramenta que garante uma melhora contínua no cuidado ao paciente. Com o avanço da medicina, os profissionais passaram a realizar os procedimentos de forma mais rápida e segura, além de ter à disposição diagnósticos precisos, o que possibilita o direcionamento para o tratamento adequado.  

O Hospital Pilar tem essa preocupação em buscar soluções inovadoras voltadas à plena recuperação do paciente. A Instituição possui um moderno centro cirúrgico considerado referência em procedimentos de alta complexidade. Entre as tecnologias disponíveis na Instituição, destacam-se:

Sistema de Visualização Robótica KINEVO 900 - o equipamento é considerado referência internacional em microscopia e tecnologias para a indústria médica. Com esta aquisição tem sido possível realizar de forma ainda mais precisa cirurgias cranianas e de coluna, na área de neurocirurgia. O principal diferencial do microscópio é o sistema de robótica. O microscópio possui micromotores em todas as suas articulações, permitindo movimentos precisos e controlados à distância.

“Ao ser posicionado em frente ao campo operatório, o microscópio emite um laser, mede a distância focal e ajusta o foco automaticamente, sem que haja necessidade de intervenção humana neste processo”, explica o neurocirurgião Luiz Roberto Aguiar (CMR-PR 8414 / RQE 5574). “Com isso existe um aumento na precisão de posicionamento e o cirurgião realiza menos esforço, o que permite uma significativa redução no tempo de cirurgia, trazendo ainda mais segurança ao paciente”, afirma o especialista.

Recentemente, o Cimap - Centro de Imagem Pilar, que atua há 15 anos na Instituição, adquiriu um novo e moderno equipamento de hemodinâmica da marca Siemens, considerado o mais moderno da linha. Os procedimentos de diagnóstico e intervenção realizados nas áreas cardíaca, neurológica e periférica podem ser realizados com resolutividade e precisão ainda maiores. O aparelho oferece ferramentas tecnológicas avançadas para obtenção de imagens angiográficas de alta resolução e qualidade. Entre os diferenciais, estão o uso mínimo de radiação, dentro das técnicas mais modernas homologadas, potencializando segurança, efetividade e eficácia diagnóstica e/ou terapêutica, resultando em maior e melhor informação ao médico solicitante, além da recuperação e conforto ao paciente.

Quanto às funcionalidades, o aparelho permite uma exibição plena de estruturas finas, possibilitando o implante de endopróteses em estruturas cardíacas e periféricas com precisão, mesmo em situações clínicas mais complexas. Um diferencial é que o implante de stents em artérias coronárias e o tratamento de aneurismas de aorta podem ser realizados com imagens de altíssima resolução. A reconstrução tridimensional precisa dos vasos cerebrais é outra possibilidade que traz ganhos para o diagnóstico, planejamento, efetivação e monitorização do tratamento neurointervencionista.

 Segundo o diretor executivo do Hospital Pilar, Rodrigo Milano, “a tecnologia avançada é um dos pilares da Instituição, aliada ao atendimento humanizado e à valorização dos profissionais”.

 

voltar