Notícias

Saúde em Foco: Novembro Azul e a importância do combate ao câncer de próstata

14/11/2019 14:14:01

Após o mês de conscientização sobre o câncer de mama, chegou a vez dos homens também ficarem atentos à importância de cuidar da saúde. Durante todo o mês a campanha do Novembro Azul trará como foco a prevenção ao câncer de próstata, que corresponde ao segundo tipo mais comum de tumor entre os homens no Brasil (atrás apenas do de pele não-melanoma). Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente no ano de 2018 foram quase 70 mil novos casos no país, sendo a maioria (80%) detectados no início, quando o tumor está apenas dentro da próstata - o que leva a uma alta chance de cura. 

Trata-se de uma doença silenciosa e que possui os índices de mortalidade bastante reduzidos quando diagnosticada de forma precoce. É justamente por isso a importância de um mês de alerta e prevenção. O cirurgião oncológico do Hospital Pilar, Bruno Azevedo (CRM/PR 20472 / RQE 1012), alerta que, “apesar de atingir principalmente os idosos – representando, de acordo com o Inca, 75% dos casos, a doença pode acometer os mais jovens”. 

“Em fase inicial, a doença não desenvolve sintomas, sendo essa a principal causa para os exames de detecção precoce: exame de sangue (PSA) e o toque retal. Importante ressaltar que o PSA não substitui o toque da próstata, já que é o somatório dos exames que aumenta as chances de detecção precoce”, complementa. 

No Hospital Pilar existe a possibilidade de fazer todos os procedimentos em um mesmo local com uma equipe completa formada por urologistas, radioterapeutas, oncologistas clínicos e oncologistas cirurgiões, além de outros profissionais. 

Segundo o médico, não há forma exata de prevenir o câncer de próstata, pois o maior risco é genético. Porém, buscar uma boa qualidade de vida é sempre um caminho benéfico para a saúde como um todo. “Deve-se manter os exames de rotina atualizados e, na dúvida, consultar o especialista de confiança. Essa é a principal recomendação”, conclui o cirurgião oncológico. 

 

voltar