Notícias

Com ampla presença de profissionais e acadêmicos, Hospital Pilar realizou o XII Simpósio Dr. João I. Milano de Cardiologia

26/08/2019 21:39:31

“Enfermagem e cardiologia: plenos cuidados até a alta hospitalar” – com esse tema, o Hospital Pilar promoveu no dia 24 de agosto (sábado), no Hotel Radisson, o XII Simpósio Dr. João I. Milano de Cardiologia. O evento foi voltado a profissionais e acadêmicos e trouxe como novidade um foco multidisciplinar, com destaque para a área de enfermagem. 

O objetivo foi trazer novidades e promover discussões acerca dos principais tópicos da cardiologia, especialmente no que se refere aos cuidados necessários e imprescindíveis da equipe de enfermagem. O cardiologista José Carlos Estival Tarastchuk (CRM 14600/RQE 7818) coordenou o encontro. Segundo o especialista, ”houve a preocupação em trazer um programa amplo, dinâmico e didático, revisando os principais temas da área e finalizando com uma discussão acerca de um debate super atual: a espiritualidade em cardiologia”.  

Os assuntos trazidos ao evento incluíram ainda: insuficiência cardíaca - como reconhecer o paciente descompensado; infarto agudo do miocárdio – como reconhecer o evento agudo; técnica do eletrocardiograma e preparo do teste ergométrico; principais cuidados no infarto; arritmias mais comuns na emergência - é possível diferenciá-las na admissão; curativo compressivo após estudo hemodinâmico; anticoagulantes mais usados no cardiopata; crise hipertensiva - definições; marcapasso provisório - cuidados principais e ainda orientações de alta para o paciente submetido à cirurgia cardíaca - cuidados com a ferida cirúrgica, entre outros.

“As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes e sequelas no Brasil, o que torna ainda mais importante para a sociedade a realização de eventos como esse, que promovem a troca de experiências e conhecimentos sobre os principais desafios da área”, completou Tarastchuk.




















 

voltar