Notícias

Pilar em campanha contra o câncer de mama

10/10/2017 15:15:19

O Complexo de Saúde Hospital Pilar está mobilizado em prol da conscientização sobre o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, a campanha “Hospital Pilar, seu amigo do peito” lembrará a funcionários, médicos, pacientes e visitantes sobre a importância dos exames de rotina e outras ações de prevenção da doença.

Apesar do “Outubro Rosa” ser uma ação nacional consolidada, contar com esforços de grandes instituições e ter amplo reconhecimento, os tumores nas mamas ainda são o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres, segundo dados do Inca (instituto Nacional do Câncer). Percebe-se que a desinformação ainda é um problema, pois um grande número de mulheres simplesmente não realiza as visitas regulares ao médico, o autoexame e os exames diagnósticos de rotina.

Ainda há controvérsias sobre a frequência com que se deve realizar a mamografia, exame de imagem para a detecção de alterações nas mamas. O Ministério da Saúde preconiza que o rastreamento seja feito depois 50 anos de idade, a cada 24 meses. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), recomenda a realização anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Mas a decisão final fica a critério do médico, que vai avaliar cada paciente de acordo com a idade, questões endócrinas, história reprodutiva, de saúde e familiar, e ainda fatores ambientais para definir a melhor estratégia, podendo inclusive solicitar outros métodos diagnósticos, como ecografia mamária.

Fonte: Anúncio Gazeta do Povo

 

voltar