Notícias

Música leva alegria e bem-estar para dentro do hospital

25/09/2017 15:24:09

São inúmeros os benefícios comprovados que a música exerce sobre o corpo e a mente humana. Os mais relatados em estudos científicos são a potencialização do tratamento de doenças degenerativas do cérebro, a melhora da coordenação motora, a regulação da pressão arterial e da frequência cardiorrespiratória, e a estimulação da liberação de substâncias que proporcionam sensação de prazer e bem-estar, como dopamina e serotonina.

Interessado em proporcionar melhor qualidade de vida aos seus pacientes, colaboradores, médicos e visitantes, o Hospital Pilar promove semanalmente uma tarde musical por meio do projeto Música no Hospital, que teve início em 2005 com o Maestro Paulo Torres e já contou com a participação de vários musicistas relevantes.

Atualmente, os responsáveis pelo espetáculo que substitui rostos abatidos por almas sorridentes são Ricardo Amaral e Gustavo Rech, que, apesar de novos no projeto, têm recebido muitos elogios.

O repertório musical oferecido aos pacientes é variado, caminha pelos estilos clássico, sacro e popular. Apesar da programação prévia, os musicistas atendem também a pedidos especiais, inclusive dos internados na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Ao contrário do que se imagina por ser um ambiente hospitalar, Ricardo relata muito positivamente sua experiência com os pacientes. “Quando eu toco o violão, a sensação que tenho por ver aquelas pessoas que muitas vezes não conseguem nem falar, mas expressam em seus olhares a felicidade de estar nos ouvindo é maravilhosa. Fico extremamente feliz e satisfeito de estar ali”, diz o músico.

Fonte: Anúncio Gazeta do Povo

 

voltar