Notícias

Médico do Hospital Pilar recebe mais um prêmio no Congresso Paranaense de Cardiologia

21/08/2017 16:30:03

Médico do Hospital Pilar recebe mais um prêmio no Congresso Paranaense de Cardiologia

Em três anos, é a quinta vez que o médico Ênio Eduardo Guérios (CRM-PR 13015/RQE 5978), cardiologista do corpo clínico do Hospital Pilar, é premiado em um Congresso Paranaense de Cardiologia. Em todas as oportunidades, os trabalhos se referiam a cardiopatias estruturais, sua paixão.
O trabalho apresentado na 44º edição do congresso tem como tema o implante percutâneo de valva aórtica. Conhecido no meio médico como TAVI, o procedimento evita a abertura do tórax do paciente para realizar a troca da valva, diminuindo o tempo de internação, de recuperação e, principalmente, as chances de complicações.
“Conseguimos colocar neste trabalho informações inéditas na literatura. Algumas delas, tão importantes que podem ter impacto direto na evolução dos pacientes submetidos à TAVI”, explica Guérios, que estuda o assunto há anos e foi um dos primeiros médicos a utilizar a técnica no estado do Paraná.
O evento aconteceu em Curitiba nos dias 28 e 29 de julho. No último dia, a Sociedade Paranaense de Cardiologia anunciou os trabalhos científicos premiados. Entre eles, o “Estudo das inter-relações entre insuficiência mitral e TAVI: do pré-procedimento à evolução tardia dos pacientes tratados”, resultado de um estudo que envolveu pesquisadores e coleta de dados em mais de uma instituição, assinado por Guérios e Luciana Cunha, doutoranda sob sua orientação.

Fonte: Anúncio Gazeta do Povo

 

voltar