Notícias

Disfunção da tireoide pode alterar peso, crescimento, humor, libido e até diminuir a chance de engravidar

19/09/2016 14:47:10

Disfunção da tireoide pode alterar peso, crescimento, humor, libido e até diminuir a chance de engravidar

   

 

Problemas da tireoide são frequentemente relacionados ao peso corporal, mas esta não é a única interferência possível. A irregularidade na produção do hormônio pode causar alterações de humor, mexer com a libido, impedir o adequado crescimento e até diminuir as chances de engravidar.
O conceito de que “se uma pessoa está acima do peso é culpa da tireoide” vem de observações médicas do século IXX. Não que esteja errado fazer esta relação, pois ela é possível e, quando o problema é constatado por um médico, há medicação para tratamento e indicações a serem seguidas. A questão é o uso indiscriminado de hormônios tireoidianos somente para emagrecer. Esta prática oferece muitos riscos à saúde e pode provocar efeitos indesejados, entre eles a perda de massa muscular.
“Se usados inadequadamente, quaisquer medicamentos podem causar danos irreversíveis, em especial aqueles que alteraram funções endócrinas chave”, alerta a endocrinologista do corpo clínico do Hospital Pilar, Gleyne Lopes Kujew Biagini (CRM-PR 8297/RQE 3410).
A especialista diz que no dia a dia do consultório, há pacientes com outras preocupações, além do peso. “Eles normalmente vêm com relatos de cansaço e diminuição do rendimento nas atividades cotidianas. Outros, após o conhecimento do diagnóstico de câncer de tireoide em pessoas próximas ou porque foram alertados por meio de publicações da mídia, acabaram notando um nódulo no pescoço e desejam ser avaliados”, conta a médica.
O crescimento infantil também costuma ser relacionado à tireoide e precisa ser analisado por um médico. As modificações bruscas de humor, quadros de depressão e ansiedade, apesar de nem sempre entrarem nesta lista automaticamente, também deveriam seguir a mesma lógica, pois as alterações tireoidianas são muito comuns em indivíduos com estas queixas.
Questões referentes à libido e ao desejo de avaliação dos hormônios sexuais, além de quadros menstruais com atrasos ou sangramentos irregulares e abundantes, podem ser sinal de disfunção da tireoide e, caso haja vontade de engravidar, isto pode interferir no processo.
Segundo Gleyne, “o alto risco de ocorrerem problemas cardíacos quando há algo errado com a tireoide, principalmente na terceira idade e nos indivíduos com histórico de doenças deste tipo, mostra a necessidade de uma avaliação endocrinológica especializada e de acompanhamento regular do problema”.

Fonte: Anúncio Gazeta do Povo

 

voltar