Mensagem Amiga
Trabalhe Conosco Entre em Contato

Notícias

População idosa mundial cresce 25 vezes mais rápido que a de jovens e risco de feridas se multiplica

Data desta publicação: 29/08/2016

População idosa mundial cresce 25 vezes mais rápido que a de jovens e risco de feridas se multiplica

   

 

A população de idosos vem aumentando em uma proporção 25 vezes mais rápida que a de jovens até os 19 anos de idade. No Brasil, estima-se que 83% da das pessoas acima dos 65 anos de idade são sedentárias, 20% diabética, 29% hipertensa e 23% obesa, o que aumenta ainda mais o risco de complicações como as feridas.
A pele é o maior órgão do corpo e sua importância para a sobrevivência é indiscutível em todas as fases da vida. Contudo, o idoso apresenta maior fragilidade pele e menor capacidade deste órgão em atuar como barreira de defesa como deveria.
Frequentemente, radiação ultravioleta, traumas e as próprias mudanças no tecido conjuntivo causadas pela idade alteram a aparência e a resistência da pele. Para somarem-se a essas complicações, a piora da visão e no equilíbrio também contribuem para lesões, pois quedas tornam-se mais frequentes e levam, facilmente, a fraturas e ao aparecimento de feridas.
São as feridas agudas que, quando não são bem tratadas, evoluem para lesões crônicas como as úlceras das pernas, lesões por pressão, pé diabético e outras. Quando se envelhece, é comum haver outras doenças crônicas associadas, o que dificulta ainda mais o processo cicatricial. Desnutrição, desidratação, diabetes, obesidade e tabagismo são exemplos de fatores que interferem na cicatrização.
Adriano Mehl (CRM-PR 12.959/RQE 6088), médico responsável pelo Ambulatório de Feridas e Pé Diabético do Hospital Pilar, afirma que “a forma mais efetiva de melhorar a qualidade de vida dos idosos é prevenir. Saber entender o processo cicatricial, identificar os riscos aos quais eles estão sujeitos e, aparecendo o problema, tratar as lesões com a maior brevidade possível”.

Anúncio Gazeta do Povo

Voltar

 

R. Desembargador Hugo Simas, 322
Bom Retiro - Curitiba - PR - (41) 3072-7272 | 3040-1159 | 9697-3897 | 9697-3870 | 9697-3874 | 9697-3875
YouTube Twitter Facebook
Institucional Centro Médico Pilar Corpo Clínico Sala de Imprensa Trabalhe Conosco
Pacientes

Qualidade

Entre em Contato



hidea.com     copyright 2014 © Hospital Pilar - Todos os direitos reservados