Mensagem Amiga
Trabalhe Conosco Entre em Contato

Notícias

Pilar ganha pela 2ª vez os dois primeiros prêmios do Congresso Paranaense de Cardiologia

Data desta publicação: 30/05/2016

Pilar ganha pela 2ª vez os dois primeiros prêmios do Congresso Paranaense de Cardiologia

   

 

“Cardiopatias Estruturais” foi o tema que rendeu à equipe de cardiologia do Hospital Pilar simultaneamente, e pela segunda vez (a primeira foi em 2012), os prêmios de primeiro e segundo lugares como melhores trabalhos científicos do encontro realizado em abril, ambos de autoria de Ênio Eduardo Guérios (CRM-PR 13015/RQE 5978), responsável pelo setor de cardiopatias estruturais no Cimap, serviço de hemodinâmica do hospital.
O termo cardiopatia estrutural se refere a qualquer anormalidade ou defeito da estrutura do coração, ou seja, do músculo ou das valvas cardíacas, e pode ser um problema de nascença ou adquirido. São exemplos o estreitamento (estenose) das valvas cardíacas, comunicações nas paredes musculares que separam as câmaras cardíacas, e o espessamento exagerado da musculatura do coração (cardiomiopatia hipertrófica). O médico premiado diz que os sintomas costumam ser bastante variáveis e dependentes da doença em questão, mas entre os mais comuns estão fraqueza, falta de ar, intolerância ao esforço e palpitações.
Atualmente, a cardiologia intervencionista permite tratar grupos específicos de pacientes com cardiopatias estruturais de forma pouco invasiva, sem necessidade de cirurgia. “Os maiores exemplos disso são as trocas de valva aórtica por meio de cateterismo (as chamadas TAVI), o fechamento de defeitos septais com próteses, e a oclusão do apêndice atrial para prevenção do AVC em pacientes portadores de uma arritmia comum, a fibrilação atrial”, explica Guérios.
Acompanhando esta tendência, o Hospital Pilar estruturou o “Clube da Valva”, onde pacientes com problemas de valvas cardíacas são avaliados e têm seus casos discutidos multidisciplinarmente, reunindo cardiologistas clínicos, intervencionistas e cirurgiões, radiologistas e anestesistas. O clube permite que sejam recomendadas ao paciente estratégias terapêuticas de consenso entre os profissionais, visando o menor risco e maior benefício do tratamento.

Anúncio Gazeta do Povo

Voltar

 

R. Desembargador Hugo Simas, 322
Bom Retiro - Curitiba - PR - (41) 3072-7272 | 3040-1159 | 9697-3897 | 9697-3870 | 9697-3874 | 9697-3875
YouTube Twitter Facebook
Institucional Centro Médico Pilar Corpo Clínico Sala de Imprensa Trabalhe Conosco
Pacientes

Qualidade

Entre em Contato



hidea.com     copyright 2014 © Hospital Pilar - Todos os direitos reservados