Serviço 24hs

Unidade de Atendimento 24 Horas – Urgência e Emergência

A Unidade de Atendimento 24 Horas do Hospital Pilar conta com equipamentos de alta tecnologia para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana.

Esta unidade está localizada na entrada principal do hospital, na Avenida Desembargador Hugo Simas, número 322, e oferece moderna estrutura, fácil acesso e atendimento ágil da equipe médica e de enfermagem com o objetivo de diagnosticar rapidamente o problema e iniciar o tratamento o mais breve possível.

Para diminuir o risco de complicações e o sofrimento de pacientes mais graves, é realizado pela equipe de enfermagem um sistema de triagem que garante o atendimento prioritário aos pacientes críticos. A avaliação ocorre de acordo com o Protocolo de Manchester, processo internacional de classificação da gravidade do quadro do paciente baseado nos sintomas apresentados que define a prioridade de atendimento.

As instalações do setor de emergência abrigam dois leitos de suporte avançado de vida – plenamente equipados para receber qualquer situação de emergência, incluindo traumas e situações clínicas graves; oito leitos de observação com sistema de monitorização multiparamétrico e nove poltronas para atendimento rápido de pacientes em situações de menor gravidade de forma humana e confortável.

As equipes de cardiologia intervencionista e de cirurgia cardíaca estão à disposição dos pacientes e são amparadas, em regime de plantão, pelos serviços de apoio diagnóstico desta especialidade como ecodopplercardiografia transtorácica e transesofágica, ergometria, holter, mapa, hemodinâmica e tomografia, além de receber assistência dos profissionais das quase quarenta especialidades constantes do corpo clínico do hospital.

A Unidade de Atendimento 24 Horas - Urgência e Emergência do Hospital Pilar recebe pacientes em caráter particular e é conveniada a uma série de planos de saúde, por meio dos quais também presta serviço.

Unidade de Dor Torácica

A Unidade de Dor Torácica (UDT) é uma subdivisão especial do Hospital Pilar cuja filosofia de atendimento permite agilizar o diagnóstico e a execução dos primeiros procedimentos para tratamento em casos de crises causadas por doença cardiovascular.

A UDT está inserida na Unidade de Atendimento 24 Horas e conta com instalações, equipamentos e profissionais altamente preparados para o acolhimento de qualquer tipo de urgência ou emergência cardiológica.

As equipes de cardiologia intervencionista e de cirurgia cardíaca estão à disposição dos pacientes e são amparadas, em regime de plantão, pelos serviços de apoio diagnóstico desta especialidade como ecodopplercardiografia transtorácica e transesofágica, ergometria, holter, MAPA, hemodinâmica e tomografia, além de receber assistência dos profissionais das quase quarenta especialidades constantes do corpo clínico do hospital.

Sendo assim, a Unidade de Dor Torácica, seguindo os protocolos de conduta estabelecidos para situações cardiológicas emergenciais na instituição, acaba evitando internamentos desnecessários e ainda, quando o diagnóstico confirma situação de infarto ou qualquer outro problema que apresente risco de morte ao paciente, permite que ele seja imediatamente transferido para a Unidade de Internação, de Tratamento Intensivo ou para o Centro Cirúrgico do próprio hospital, dando sequência ao atendimento sem a necessidade de remoção para outro local.

Unidade Neurológica - Atendimento 24 Horas

O Hospital Pilar possui infraestrutura técnica e humana de alta qualidade para avaliação e tratamento das mais diversas patologias do sistema nervoso, inclusive em situações de urgência e emergência, a qualquer hora do dia ou da noite.

A Unidade Neurológica, parte especializada do Atendimento 24 Hora, segue rígido protocolo de identificação de problemas de saúde como o aneurisma, o acidente vascular cerebral, o famoso derrame - maior causa de sequelas neurológicas do mundo – e outros que necessitam de intervenção médica no menor tempo possível para evitar complicações.

Os profissionais de triagem da Unidade de Atendimento 24 Horas conseguem reconhecer rapidamente os problemas graves desta especialidade e fazer o encaminhamento emergencial do paciente para a sequência mais adequada de exames e, se for o caso, de tratamento, internamento e/ou cirurgia.

Para que a Unidade Neurológica possa cumprir seu papel, estão ininterruptamente à disposição do setor neurologistas, neurocirurgiões e equipes de diagnóstico por imagem e de neurorradiologia intervencionista, capaz de auxiliar na realização de exames e procedimentos neurológicos por meio de técnica minimamente invasiva, o que possibilita, além da recuperação mais acelerada, menos riscos e mais segurança para o paciente.